quarta-feira, 14 de março de 2007


Nos tempos de hoje presenciamos o rápido avanço dos ciberespaços contrapondo-se a inquietação dos indivíduos ante essa nova realidade vivenciada.
As tecnologias intelectuais que acompanham os ciberespaços amplificam, exteriorizam e modificam várias funções cognitivas humanas. Tamanha tecnologia favorece novas formas de acesso a informações além de novos estilos de raciocínio e de conhecimento que são compartilhados entre numerosos indivíduos.
No entanto tamanha tecnologia pode vim a desestabilizar aqueles que não acompanham a velocidade dessas mudanças, Como diz o autor do texto A Nova Relação com o Saber LEVY,Pierre:
" a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no início do seu percurso profissional estão obsoletas no fim de sua carreira..."
Afirmando também o mesmo autor que os conhecimentos não param de crescer.
É notório a eficiência dos ciberespaços e que estes vêm substituindo funções antes realizadas com um pouco mais de dificuldades pelos indivíduos, mas esta troca não deve ser levada como uma afronta ou como uma troca de mão-de-obra,a mas sim como uma nova ferramenta que veio para possibilitar maior eficiência e eficácia ante as realizações das tarefas.
Melhor exemplo desta funcionalidade é o EAD (ensino aberto a distância) que explora técnicas de ensino a distância através das tecnologias intelectuais de cibercultura trazendo um novo modelo de Pedagogia que favorece aprendizagem coletiva em rede,dando ao professor agora a função de animador da inteligência coletiva de seus alunos deixando de lado a antiga função de depositário de conteúdos ou facilitador.
Termino minha postagem com uma frase que ao meu entendimento resume brilhantemente nossa última aula:"O ideal mobilizador da informática não é mais a inteligência artificial(tornar a máquina tão inteligente quanto o homem) mas sim a inteligência coletiva.

2 comentários:

poetadasolidão disse...

Boa tarde Tânia,

Em sendo um estudioso do assunto e leitor de Pierre Lèvy, inclusive tenho uma livro publicado (Ciberdiscurso e interculturalidade na Web), resultado de um trabalho de pesquisa sobre as identidades construídas nos chats, venho comungar contigo e demais pesquisadores do assunto, sobre as novas configurações que vêem tomando os novos processos de ensino-aprendizagem na sociedade atual. Entretanto, creio, portanto, que o professor contemporâneo precisa estar atento a estes novos espaços de construção de saberes. Para tanto, é fundamental que este "linkado" com estes tecnologias, justamente, para compreender os passos que os seus alunos estão dando, para, assim, orientâ-los sobre os percursos que os novos saberes estão fazendo. Caso queira, visite meu blog www.poetadasolidao.blogspot.com nele encontrarás várias discussões nesse sentido. Parabéns pela leitura de Pierre Lèvy!

Anônimo disse...

bom comeco

 
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