segunda-feira, 23 de abril de 2007

HIPERTEXTO

Com a introdução das novas tecnologias no nosso cotidiado muitos dos nossos hábitos sofreram alterações, entre eles nossa maneira de ler e escrever. Os hipertextos retratam essa inovação de hábito. Mas o que são os hipertextos???
Correia traz alguns conceitos segundo vários autores sobre este assunto.Ted Nelson um desses autores, afirma que:
"Conjunto de informações textuais, podendo estar combinados com imagens (animadas ou fixas) e sons, organizadas de forma a permitir uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob forma de links, esses agem como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações."(NELSON, apud CORREIA,1998)
Conforme Levy hipertexto é um:
"
conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagem, gráficos, sequencias sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos serem hipertextos." (LEVY,apud CORREIA,1998)
Smith tambem traz o seguinte conceito:
"
Hipertexto é uma bordagem da gestão de informação na qual os dados são armezanados em uma rede de nós conectados por ligações." (SMITH,1988 apud LEIRO,1994)
Com base nos três conceitos acima podemos definir hipertexto como uma espécie de texto numa página intercalado por trechos de outros textos, com referência a outra página ,onde ao clicar com o mouse numa destas referências seremos levados a outra página, esses seriam
os nós citados pelos autores acima. Sendo então os hipertextos um meio de informação disponível eltronicamente em um computador.
Os leitores dos hipertextos ao em vez de ler o texto de forma sequencial e linear como de custume, ele avança por saltos, passando de uma entrada para outra, de acordo com as pistas oferecidas e seguindo o encadeamento das idéias.
" O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Criando uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como "navegação" (SIMON,1997)."
Os hipertextos possuem caracteristicas que são:
* Metamorfose: pois a rede hipertextual está em constante construção.
* Heterogeneidade: a diversidade das conexões que podem ser estabelecidas entre dois temas ou objetos.
* Multiplicidade: O hipertexto se organiza de modo fractal, ou seja, qualquer nó ou conexão, quando analisado, pode revelar-se como sendo composto por toda uma rede.
* Exterioridade: Seu crescimento e sua diminuição, sua composição e sua recomposição permanente dependem de um exterior indeterminado: adição de novos elementos, conexões com outras redes, excitação de elementos terminais(captadores),etc.
* Topologia: Tudo funciona por proximidade, por vizinhança.
* Mobilidade: A rede não tem centro, ou melhor, possui permanentemente diversos centros que são como pontas luminosas perpetualmente móveis.
O hipertexto é uma forma explicita de como as tecnologias trouxeram mudanças aos nossos hábitos. Os textos que antes liamos sequencialmente agora são chamados de hipertextos sendo formado por uma cadeia de estruturas que nos levam a outros textos conforme o desencadear das nossas idéias. Aquela antiga leitura que faziamos, hoje é denominada navegação. Estes são reflexos positivo das novas tecnologias, que levam o leitor a organizar seus pensamentos durante uma determinada leitura.

Referência:
CORREIA,Claúdia e Heloísa Andrade. Noções Básicas de Hipertexto. 1998. Disponível em: < http://www.facom.ufba.br/hipertexto/nbasicas.html > acesso em 21 de Abril de 2007.

SIMON, Imre. Hipertexto. 1997. Dospinível em: < http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html > Acesso em 24 de abril de 2007

5 comentários:

Bonilla disse...

Gostei da pesquisa Tania, mas faltou as referências de vários autores citados. Disponibilize!

Uma eterna aprendiz... disse...

Oi Tânia!!!
Obrigada!!!
Também gostei muito da sua peesquisa!!!
Realmente, pesquisamos uma ponte muito interessante e curiosa.
Achei muito legal quando Você fala da mudança de hábitos. A cada dia estamos percebendo o quanto tal atitude é importante para o nosso progresso diante das mudanças ocorridas!!

Aline Cléa disse...

A pesquisa está muito rica, que sugere realmente o que o proprio conceito de hipertexto: nós lemos o seu textos observamos novos conceitos organizamos nossos pensamentos que foge do tipo de leitura que aqui chamo de tradicional. Salvei seu hipertexto.

Hildenise disse...

Engraçado como mudamos os hábitos, mas não conhecemos o significado do que fazemos. Por exemplo, o que vem a ser hipertexto, até o momento eu não sabia que o link dentro de um texto na net era denominado hipertexto. E assim ocorreu também com outros conceitos relacionados à cibercultura, eu que me achava uma ” incluída digitalmente .
Esse formato proposto pela professora de troca de conhecimento através de um blog é muito interessante. A troca favorece desenvolvimento tanto para quem produz como para quem acessa a produção e melhor ainda quando quem acessa deixa um recadinho.
Parabéns pela pesquisa e pelo blog (ta muito fofo).
Hildenise

Anônimo disse...

Oi Tânia,
muito legal a sua pesquisa, gostei bastante. Contribui muito para o meu conhecimento, e devido a isto, sempre tento fazer hipertextos nas minhas produções.

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios